Como Trabalhar Em Casa

Há muitas coisas que te ajudam a se tornar bem-sucedido no empregado à distância. Conforme mais empresas em quase todas as indústrias vão aceitando as solicitações de um número crescente de trabalhadores que querem esquecer a rotina do manhã para o escritório e a agitação do transporte publico mais a monotonia do escritório, o trabalho remoto tornou-se uma opção cada vez mais rápida e mais fácil para aqueles que a necessitam.

Observa-se para trabalhar

Não acorda com a luz de seu celular e se ponha a trabalhar de imediato. Coloque-o no outro lado do quarto, ou, melhor ainda, em uma sala contígua, e forçar-se a sair da cama para desligar o alarme a cada manhã. Quando o alarme não tocar, levante-se e prepare-te como se tivesse um trabalho de escritório: tome uma ducha e vista-se.

Obviamente, não é necessário que se ponha roupa formal; no entanto, age como se fosse a interagir com seus colegas em pessoa. Afinal, nunca se sabe quando eles vão pedir um bate-papo em vídeo, e você não vai querer desculpar-te por seu aspecto descuidado ou porque não quiseres pôr uma camisa.

Isso também define a rotina do dia e se desvia da ideia sonolenta de que talvez, apenas talvez, se você pode arrastar de volta para a sua cama para tirar um cochilo na hora da comida, mas há aspectos positivos das sonecas durante os dias úteis.

 

Como Trabalhar Em Casa

 

Não durma onde trabalha

Seja um escritório rentável ou um quarto convertido em escritório ou em uma cabana na floresta, encontra um espaço longe de seu quarto para trabalhar (embora, claro, F. Scott Fitzgerald produziu quase a totalidade de suas obras deitado em sua cama. No pior dos casos, mete o seu computador portátil na mochila, pegue um par de fones de ouvido e vá a uma cafeteria próxima que tenha bife, ou até mesmo para um canto silencioso em sua biblioteca mais próxima, e começar a trabalhar. Apenas seja educado se quiser que seu escritório esteja em um lugar público; certifique-se de que o café não tenha problemas com o fato de que as pessoas cuidem de suas mesas para trabalhar por muitas horas, e compra comida e bebida para que a sua longa estadia em uma de suas mesas valha a pena para o estabelecimento.

“Estabelece uma área exclusiva para trabalhar”, diz Chris Heinone, um escritor da equipe de Wirecutter, uma empresa em Nova York, onde a maioria de seus escritores e editores trabalham a partir de casa. “Eu tenho um escritório, mas no passado eu usei um canto do meu quarto, sempre e quando seja uma área só de trabalho”.

Vagas para trabalho colaborativo mais pequenos pensados para satisfazer as necessidades da população local ou de bairros próximos também são uma ótima opção (e, muitas vezes, menos caro). Simplesmente procure no Google Maps “espaços de trabalho colaborativo nos arredores” ou coworking e adiciona o nome de sua cidade para encontrar espaços disponíveis perto de você.

Configura o seu computador

Antes de divorciar-te completamente de escritório, confirme com o departamento de informática e com o seu chefe se contas com os programas e aplicativos necessários para trabalhar a distância. A segurança é o primeiro: se você se conecta aos sistemas internos de sua empresa ou acessar ao correio eletrônico através de uma VPN ou qualquer outro filtro de segurança, certifique-se de que você tentou e que funciona corretamente de onde você pretende trabalhar. Também estabelece um plano de backup em caso de ter problemas de conexão.

O mesmo conselho serve para a conexão com a internet. Eu sempre me asseguro de que, se o sinal de internet sem fio em meu escritório, home falha, possa me conectar sem problemas através do meu smartphone e usá-lo como um ponto de acesso sem fio. Para fazer isso, certifique-se de ter um plano de dados adequado, especialmente se lidar com arquivos grandes.

Além disso, certifique-se de que o seu espaço de trabalho tenha tudo o que precisa: uma cadeira confortável, qualquer tipo de ferramenta que você precisar e até mesmo um telefone fixo ou um fone de ouvido Headset. Wirecutter tem um bom resumo do melhor equipamento eletrônico que necessita para o seu escritório em casa.

Mantenha-se ligado

A capacidade de se comunicar com rapidez e de maneira confiável é o atributo mais precioso para um funcionário remoto. Guarde seus chefes informados continuamente. A maioria dos escritórios têm algum serviço de bate-papo, como o Slack, para se comunicar entre eles durante o dia, e ferramentas como o Google Hangouts ou Skype para videoconferência e juntas virtuais. Certifique-se de tê-las instaladas e sabemos bem como utilizá-las; informe aos seus colegas que você está presente (especialmente para o seu chefe quando estiver disponível e trabalhando.

Crie uma rotina

Estabelece metas. Faça uma lista das coisas que precisam de sua atenção hoje, esta semana, este mês.

“Ter um horário consistente e ser mais ou menos rigoroso é muito útil para definir os limites do seu tempo, de forma que você possa manter um equilíbrio entre o trabalho e a diversão”, diz Jacqui Cheng, editora chefe da Wirecutter, que já trabalhou a partir de casa em tempo integral ou quase tempo integral por cerca de doze anos.

Meus amigos que trabalham à distância, desde há muito tempo louvam a técnica Comodoro de produtividade de Francesco Cirilo por ser um modo eficaz de realizar objetivos ou até mesmo os grandes projetos, pois te ajuda a se manter concentrado por intervalos de 25 minutos, com períodos de descanso de cinco minutos entre um e outro. Você concluiu a sua tarefa em 25 minutos? Segue-se com outra. A aplicação web TomatoTimer é um cronômetro simples que pode te ajudar a iniciar e manter-se focado.

Evite as distrações

Elimine as distrações. Estabelece (e reforça) os limites se você trabalha em casa, explique-lhe os seus familiares ou filhos que não devem interromper-te em sua área de trabalho, a menos que seja algo importante. Afasta tempo e pausas para estar com eles, para que não se sintam sem direitos sobre seu tempo de trabalho.

No entanto, talvez o pior são as redes sociais que eu perco o tempo. As aplicações disponíveis para o Google Chrome, como o StayFocusd, permitem um tempo limitado por dia em sites selecionados (como Facebook ou Twitter) antes de retorná-los inacessíveis para o resto do dia. Vale a pena dar uma olhada em outras aplicações web como Strict Workflow, que é parecida Tomato Timer.

Permita-se um descanso

Procura tempo para sair para caminhadas curtas que te ajudem a motivar a sua produtividade e criatividade. Uma das bênçãos de trabalhar de forma remota é a oportunidade de ter uma vida mais ativa em vez de estar amarrado a um ambiente de trabalho, mas é importante que você crie um hábito. De outro modo, você vai cair na inércia de ficar sentado em sua área de trabalho todo o dia e nunca sair de casa à noite.

É importante socializar para combater a solidão e o isolamento inerentes que você sente quando você está fora de um escritório tradicional.

Os passeios de bicicleta ou caminhadas curtas subir as endorfinas e aguçam a atenção da mesma forma que um breve passeio pelo seu bairro. No pior dos casos, faz planos para sair de casa, com familiares ou amigos quando o dia de trabalho termina.

Quando você estiver fora do ambiente de trabalho, mantenha-se completamente longe

Separar a tecnologia do lugar para onde você está indo para recarregar as energias e sair no final do dia é fundamental para se conseguir a disciplina necessária para trabalhar a distância. Do mesmo modo em que você deve acordar em um quarto sem tecnologia, deverá regressar a um espaço igual uma vez que você terminou com seu dia de trabalho. Quando você se desligue, faça-o por completo. Feche seus programas de bate-papo e e-mails, e considera-te “fora do trabalho” e “em casa”.

Tentar misturar trabalho e tempo livre, implica o perigo de nunca perder o ritmo nem frear, o que pode causar fadiga e depressão por sentir que estás sempre trabalhando e disponível. Para piorar, você perde o tempo que você gastaria com a sua família e amigos, se trabalhou em um escritório, em vez de fazê-lo em casa. Certifique-se de reafirmar os seus limites.

Seja grato

Jogue com o seu cão, um gato ou um peixe dourado e aproveite o fato de que trabalhar a partir de casa! Nem todo mundo pode fazê-lo. Depois de tudo, se você ficar cansado ou não gosta, é possível voltar para o escritório.